Pesquisar
Close this search box.

Como Cadastrar seu Blog no Google Search Console: Passo a Passo?

Google Search Console

Primeiramente, se você possui um blog, é fundamental garantir que ele seja indexado corretamente pelo Google para aumentar sua visibilidade nos resultados de pesquisa. E uma ferramenta essencial para isso é o Google Search Console. Nesse sentido, vamos guiá-lo através do processo de cadastro no Google Search Console, passo a passo.

O que é o Google Search Console, afinal?

Cadastrar seu Blog no Google Search Console

O Google Search Console é tipo um ajudante muito top, que o Google oferece. Com ele, você vai ficar por dentro de como o seu blog tá aparecendo nas buscas do Google.

Assim como, dá pra ver quais palavras-chave estão trazendo mais gente pro seu blog, quantas vezes ele aparece nos resultados de busca, e ainda por cima, você fica sabendo quantos cliques houve no seu link! É moleza!

Como Chegar no Google Search Console:

Primeiramente, é entrar no seu navegador e procurar Google Search Console. Logo em seguida, clica no primeiro link que aparecer e faz o login com a sua conta do Google. Se ainda não tiver uma conta, relaxa, é só criar rapidinho, é grátis!

Agora Vamos Adicionar Seu Blog

Na página do Search Console, procura o botão “Adicionar Propriedade” lá no cantinho direito em cima. Aí, é só colar o link do seu blog e clicar em “Continuar”. Assim, pra finalizar, precisa verificar que o blog é seu. Tem umas opções ali pra fazer essa verificação, Portanto é só escolher a mais fácil pra você.

Navegando pelo Painel do Google Search Console:

No começo, pode parecer meio confuso, mas fique tranquilo que eu te ajudo! Olha só, o painel é dividido em várias partes, tipo um monte de blocos. Cada bloco tem possue funções diferente. Por exemplo, tem o “Desempenho”, onde você vê as estatísticas do seu blog, e o “Cobertura”, que mostra se tá tudo certinho com a indexação do seu blog.

Configurações Essenciais: Aqui é rapidinho

Você precisa escolher se o seu blog vai ser com ou sem o “www” no endereço e também pode selecionar uma área geográfica, se quiser focar em um lugar específico.

Enviando um Sitemap

Goofle search Console sitemap

Primeiramente, você precisa criar um tal de sitemap XML pro seu blog. Fica tranquilo, tem uns plugins que fazem isso de boa. Desse modo, com o sitemap pronto, é só ir lá no Search Console, achar a parte de “Sitemap” e jogar o link do sitemap lá. O Google vai adorar!

Monitorando o Desempenho do Seu Blog:

Agora é hora de ver os resultados. No “Desempenho”, você vai ter gráficos e números legais pra analisar. Vai poder saber quais palavras estão bombando e quais tão precisando de um up. Com essas informações, você vai turbinar o conteúdo do seu blog e atrair mais gente.

Viu só como cadastrar seu blog no Google Search Console é muito simples e fácil. Essa ferramenta é um achado pra quem quer deixar o blog nas alturas. Segue esse guia de boa, e vai ver como a visibilidade do seu blog vai decolar! Tamo junto!

Leia Mais:

Alcance o Topo das Pesquisas! Inscreva seu Blog no Google Discover!

5 principais formas de ganhar dinheiro na internet em 2023

Compartilhe este post

Sobre o Autor

Blog Mundo Digital

Rosimario Filho

Blog Mundo Digital

Somos uma equipe apaixonada por tecnologia e inovação, dedicada a compartilhar as últimas tendências e novidades do mundo digital. 

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.