Pesquisar
Close this search box.

O Silêncio das Sementes. Porque parece que a pregação não surte mais efeito?

Porque parece que a pregação não surte mais efeito

Em uma bíblia de um antigo pastor da Assembleia de Deus, se pode observar um sermão escrito por ele, onde naquela oportunidade ele estava comparando a quantidade de almas que se convertia em sua época. E naquele sermão escrito por ele de forma datilografada. Ele trouxe alguns dados sobre a quantidade de almas que se convertia ao evangelho em sua época.

Vale salientar que o mesmo se converteu na década de 50, e esta pregação ocorreu nos anos 80, quando de forma veemente trouxe esse sermão aos seus fiéis. O mesmo, afirmou que na sua época 1 crente convertia cerca de 40 almas para Jesus por ano. Porém na década de 80 precisava-se de 40 crentes para converter 1 alma. E esse dado nos trouxe um alerta para os nossos dias, a nossa geração. 

E quando eu leio a parábola do semeador, eu entendo que hoje precisamos mais de 50 crentes para se ganhar uma vida. Basta a gente observar a quantidade de pessoas que se batizaram em 1 ano e dividir pela quantidade de fiéis na igreja, e você irá achar este número em sua congregação.

Análise importante sobre a parábola do semeador.

Porque parece que a pregação não surte mais efeito
Porque parece que a pregação não surte mais efeito

Estamos há quase 2000 anos de distância quando esta parábola foi escrita. Inclusive não temos a Bíblia original. O que carregamos em nossas mãos, é apenas uma tradução do verdadeiro texto. 

Logo, existe também uma distância não somente linguística, mas também cultural, tradicional, conceitual, intelectual que deixa evidente que há um abismo entre nós e a bíblia que nós lemos, além do mais lemos com a nossa mente ocidentalizada.

Mas afinal, o que Jesus quer nos ensinar com a parábola do semeador?

Jesus contou cerca de 40 parábolas, e dessas 18 estão no livro de Mateus. E entre as  18, 8 estão no capítulo 13 do evangelho de Jesus Cristo segundo escreveu São Mateus. Portanto podemos afirmar que o capítulo 13, é o capítulo das parábolas. E dentre as 8 parábolas contidas neste capítulo, Jesus iniciou este capítulo com a parábola do Semeador.

O Contexto da Parábola

Jesus ensina que o semeador, saiu a semear e a semente caiu nos 4 tipos de solos diferentes. Geralmente quando vamos pregar sobre esse texto, fazemos uma comparação dos 4 tipos de solos com os ouvintes, e fazemos perguntas do tipo: Que tipo de solo você é? Porém se observamos os versículos finais desta parábola vamos entender o quanto fecundo é esta semente. Damos mais atenção ao solo do que a fecundidade da semente.

Jesus afirmou que, quando a semente caiu na boa terra, a semente deu 100 a 60 e a 30 por um, ou seja, uma semente gerou 100 frutos. Nesse sentido, posso afimar que estamos na contramão desta palavra. Atualmente precisamos de 100 para ganhar 1 vida.

Não existem igrejas atualmente com tamanha fecundidade. 

E não venha me apontar as igrejas da moda. Porque as igrejas da moda, Os Investidores, investe 2 milhões, colocam telões e 1 som de excelente qualidade e as pessoas vão para lá por causa das “atrações artísticas gospel da atualidade”.

Mesmo com essas igrejas da moda com 5, 10, 15 mil pessoas, mais a fecundidade não é 1 para 100. porque vamos imaginar se existe esse fecundidade de 1 para 100 nessas igrejas da moda, então uma igreja com 3000 pessoas. Quanto seria 3000 x 100 pessoas? Daria 300.000 vidas para Jesus, e esta não é a realidade dentro de tais igrejas.

Mas afinal, onde está a falha na efetividade da pregação do evangelho?

Um pregador do século XVI, no ano de 1630, Pe. Antonio Vieira, ele escreveu em seu sermão, com algumas razões, porque que uma mensagem pregada do evangelho, não frutificou? O mesmo apontou três culpados, conforme listado abaixo:

  1. O Pregador
  2. O Ouvinte
  3. Deus

Segundo Antônio Vieira, para um pecador se converter a Jesus Cristo, deve-se  acontecerem pelo menos três coisas:

  1. O Pregador com a pregação
  2. O Ouvinte com o entendimento
  3. Deus iluminando o seu coração.

Antônio vieira faz uma analogia, para o homem ver a si mesmo, precisa de três coisas: olhos, espelhos e luz

  1. Se tem o espelho mais é cego não se pode ver por falta de olhos.
  2. Se tem espelho e olhos, mas de noite também não se enxerga, por falta da Luz.

Nesse sentido, o pregador oferece o espelho que é santa doutrina, Deus concorre com a luz, para iluminar a sua mente.E o homem concorre com a graça que é o conhecimento.

Então, se entendemos que os elementos para haver uma conversão, são os olhos, o espelho e a luz, qual deles que está faltando nos dias de hoje para que haja mais salvação nas igrejas? Vamos analisar a seguir:

Será que está faltando Deus? 

Certamente que não, porque ele mesmo disse ide e pregai o evangelho a toda criatura e quem crê será salvo. Embora alguns de hoje queiram colocar a culpa em Deus, dizendo que Deus não quis salvar aquela pessoa. Deus sempre quer salvar o pecador e sempre contribui para salvação do pecador.

Um ponto que devemos observar é que todas as sementes onde ela caiu, nasceu. Ainda que no solo espinhoso, porém a bíblia afirma que nasceu, logo depois o espinhos (coisas materiais)sufocam a semente. 

Da mesma forma no solo cheio de pedras, porém a semente também nasceu. Ou seja, em todos os 4 tipos de solos, onde a semente caiu, ela nasceu.

Vamos analisar o que o texto não diz

Porque parece que a pregação não surte mais efeito
Porque parece que a pregação não surte mais efeito

O que o texto não diz: É que foi por causa do sol ou por causa da chuva, que as plantas se perderam, que aliás, esses são dois fatores principais que fazem com que uma semente não germine. Geralmente se perde uma plantação ou por muita chuva ou por muito sol.

Obs. Sol e chuva tem haver com as coisas de Deus.

Portanto, a culpa de uma semente não germinar nunca é culpa dos céus, mas sempre é culpa nossa.

A culpa é da pedra, espinhos e dos homens que pisam na beira do caminho. Perceba que Jesus deixou claro, que em todos os casos,a culpa sempre foi das pedras, dos espinhos ou dos homens que pisam as sementes na beira do caminho.

SEMPRE QUE UM HOMEM OUVE A MENSAGEM DO EVANGELHO OS CÉUS CONCORREM A FAVOR.

Pregadores, dizem que os ouvintes são duros demais, mas observando a palavra mesmo caindo entre espinhos nascem, mesmo que caindo no meio das pedras, mesmo assim nasceu. Mesmo que a semente não der fruto, mas nasce.

Pedras e Espinhos são os piores ouvintes da igreja. 

Então porque o semeador não tirou as pedras do caminho? Porque o semeador não tirou os espinhos do caminho?

Então de quem é a culpa?

Jesus dar essa resposta dentro do texto da própria parábola do semeador, quero que você observe em sua bíblia, o que está no versículo 19 do capítulo 13 de Mateus:

¹⁹ Ouvindo alguém a palavra do reino, e não a entendendo, vem o maligno, e arrebata o que foi semeado no seu coração; este é o que foi semeado ao pé do caminho 

Está aí a resposta dada pelo próprio Jesus, ele afirmou que se alguém pregar a palavra e o ouvinte não entender, o maligno arrebata o que foi semeado no coração do pecado. 

Portanto o fato do ouvinte não entender, não é culpa da semente, e nem de Deus e sim do pregador.

Nós não podemos questionar a efetividade da semente do evangelho.

Paulo disse que há alguns que pregam o evangelho por inveja, mesmo assim se converte. Filipenses 1.15

Conclusão 

SE VOCÊ LEVAR ESTA PALAVRA PARA SUA CASA, NASCE.

AONDE ELA FOR PLANTADA NASCE, POR MAIS QUE ALGUÉM TENHA UM CORAÇÃO DURO, A SEMENTE VAI NASCER.

Quão grande é a fecundidade da preciosa semente.

Vou deixar alguns questionamentos para aqueles que dizem que os pecadores têm o coração duro, e porque não tirar as pedras do caminho? No mesmo sentido, e por que não arrancar os espinhos do caminho?

Deus vos abençõe, e reflita que Deus conta com você para semear a verdadeira semente do evangelho de Jesus Cristo.

Atualmente, estão substituindo a semente do evangelho, pelo evangelho da prosperidade. 

Por Rosimario Filho

Leia Também

WhatsApp surpreende e lança novo recurso, o envio de Mensagens de Vídeos Instantâneos, semelhante ao do envio de áudio.

Compartilhe este post

Sobre o Autor

Blog Mundo Digital

Rosimario Filho

Blog Mundo Digital

Somos uma equipe apaixonada por tecnologia e inovação, dedicada a compartilhar as últimas tendências e novidades do mundo digital. 

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.